Entenda o que é a ISO 45001:2018 e o benefício de contratar uma empresa terceirizada com essa certificação.
Empresa Terceirizada ISO 45001
Contratar uma empresa terceirizada com as certificações é fundamental para empresas que desejam aprimorar os seus processos, produtos, serviços e, claro, destacar-se em seus mercados de atuação.
Empresa Terceirizada Certificada ISO 45001
O seu valor agregado transcende os aspectos financeiros, envolvendo todos os colaboradores e promovendo desenvolvimento pessoal. Afinal, ela ajuda a encaixar as peças e colocar tudo no devido lugar, de maneira sistêmica, o que é crucial para proporcionar um melhor entendimento da organização, melhorando o atendimento aos seus clientes.
As certificações balizam diversos pontos, entre eles os relacionados a garantir um ambiente seguro e saudável para todos. Para isso existem regulações específicas que asseguram que as empresas terceirizadas estão em conformidade com as normas e leis em vigência, relacionadas a promoção da saúde e segurança do trabalho.
Até 2018, existia uma certificação específica, a OHSAS 18001. No entanto, em 2021, ela será descontinuada e será substituída pela ISO 45001, que passará a vigorar como um padrão internacional.
É preciso salientar que toda certificação, independente da norma ISO, é de grande importância e acarreta mudança cultural nas organizações. No entanto, vamos entender um pouco mais a respeito dessas normas e a diferença que elas fazem na qualidade das entregas.
Antes de tudo, porque a OHSAS 18001 será substituída?
Criada em Genebra, em 1947, a Organização Internacional de Normalização (ou para Padronização) – do inglês: International Organization for Standardization (ISO), reúne as normas de padronização de produtos e empresas na tentativa de manter e garantir a qualidade dos serviços e produtos.
Anteriormente a 2018, não havia uma certificação relacionada à saúde e segurança do trabalho emitida pela ISO.
Por isso, até então as empresas usavam a OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series) da British Standard Institution ― BSI, como padrão mundial.
Porém, em 2018, a ISO finalmente lançou a ISO 45001, que segue o padrão das normas da qualidade (ISO 9001) e de meio ambiente (ISO 14001). O objetivo foi facilitar a gestão integrada com outros sistemas, principalmente em empresas que já usam o padrão ISO. Juntas, essas certificações conferem à organização o selo de que detém um Sistema de Gestão Integrado ― SGI.
Com a descontinuação da OHSAS 18001, as empresas que já eram certificadas, receberam um prazo de três anos, a partir da data de lançamento da ISO 45001 para realizar a migração e a partir de setembro de 2021 somente a ISO 45001 passará a ser o padrão.
Entendendo a importância dessa certificação para uma Empresa Terceirizada
Agora que já contextualizamos um pouco mais sobre as certificações relacionadas a promoção da saúde e segurança do trabalho, é interessante trazer a importância da certificação ISO 45001, que se refere à qualidade e desempenho de uma empresa em relação à Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para seus colaboradores.
A certificação demonstra a preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores de uma organização. Esse é um certificado que assegura e comprova que o sistema de gestão da saúde e segurança do trabalho da empresa está em conformidade com os requisitos dessa norma internacional.
O órgão responsável pela acreditação é o INMETRO e o processo se dá a partir de uma auditoria externa, realizada por um organismo certificador que o representa e verifica se os requisitos da norma estão sendo praticados de forma satisfatória.
As vantagens de contratar uma empresa de facilities certificada pela ISO 45001 são inúmeras, além de trazer a garantia de que as pessoas, que estão dentro de sua empresa prestando algum serviço, são geridas seguindo padrões mundiais.
Isso porque o trabalho que garante a certificação para uma empresa terceirizada, ajuda a melhorar o gerenciamento e análise de possíveis riscos e perigos, oportunizando um aumento na saúde e segurança do trabalhador. Com a redução de acidentes, por exemplo, há a melhoria da qualidade de vida e de produtividade, e ainda diminuem os índices de afastamentos, absenteísmo e turnover.
Para garantir a aderência, os trabalhadores passam por treinamentos com regularidade, inclusive com o intuito de conscientizá-los de tudo o que acontece em relação à sua segurança na empresa que contrata a terceirização de serviços. Além da criação e aplicação de diversas normas e métodos, é preciso transmitir toda essa informação aos profissionais envolvidos no processo, reforçando sempre as regras e normas que devem ser seguidas para promover a segurança de todos.