Cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores reflete nos resultados da empresa
Guima Conseco atua há mais de 30 anos no mercado de facilities com responsabilidade e atenção à qualidade de vida de seus funcionários
A saúde dos colaboradores é considerada fator determinante na busca por um ambiente humanizado, sendo a preocupação com o bem-estar aliada a satisfação do colaborador, um dos principais fatores que promovem engajamento no local de trabalho.
E quando a empresa reconhece a importância dos funcionários e oferece a eles suporte para enfrentar problemas de saúde e manter a qualidade de vida, isso faz com que a performance deles seja cada vez melhor, tanto na melhora da comunicação e o aumento da confiança, quanto na redução de absenteísmo.
Visando à prevenção de doenças e incentivos à hábitos mais saudáveis, a empresa desenvolve várias ações em prol de seus colaboradores, como por exemplo:
- Mapeamento de saúde;
- Exame médico periódico no local de trabalho;
- Campanha de vacinação;
- Palestra de orientações sobre saúde e bem-estar;
- Atendimento médico específico nos locais de trabalho.
Além disso, atua fortemente com comunicação interna e mídias sociais, onde são divulgadas orientações sobre melhorias da condição física, mental e emocional dos colaboradores.
Cuidado integral
Nos últimos anos, o mercado tem evidenciado a necessidade de observar o bem-estar dos funcionários de forma holística.
Pensando nisso, a Guima criou, o Programa Fique Bem, para amparar seus colaboradores em diversas questões emocionais e sociais, como depressão e violência doméstica, oferecendo apoio, orientação, acolhimento psicológico e suporte emocional. De acordo com a assistente social responsável pelo Instituto Guima, Erika Bleffe “Nossas ações contam com profissionais qualificados que oferecem atendimento telefônico e presencial para colaboradores afetados por situações emergenciais”.
Este atendimento permite que os colaboradores encontrem a ajuda que precisam, de forma rápida, acolhedora e sigilosa.
Impacto da pandemia
Se os cuidados com a saúde e qualidade de vida dos colaboradores já era um compromisso, essa preocupação se intensificou com a pandemia de Covid-19.
“Desde o começo organizamos uma série de iniciativas para enfrentar esse momento sensível. Os valores humanos, considerando os desafios pessoais e profissionais, devem e precisam ser respeitados”, ressalta a coordenadora de enfermagem do trabalho Flaviane Santos.
Foi criado um Comitê de Crise para direcionar as atuações e dar segurança aos colaboradores e clientes, diante da nova realidade.
A empresa buscou novas soluções com produtos e equipamentos e redobrou as orientações e cuidados com os funcionários, adotando medidas sérias no enfrentamento da pandemia.
Também foram realizados o monitoramento e o acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
“Enfrentar o imprevisível exige uma postura ainda mais segura e acolhedora por parte da empresa. Transmitir segurança e pensar nos detalhes para que o colaborador consiga se manter produtivo durante uma situação atípica faz a diferença na entrega dos resultados”, garante Flaviane.